separar e delimitar
eu e a humilde vírgula
olá pessoal,
estou lendo um livro, onze sinais em jogo, sobre sinais de pontuação que são internos ao texto, incidindo sobre a sentença e o texto. sinais de frase. tipo: alínea, ponto, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, parênteses, etc. nunca na minha vida pensei sobre sinais de pontuação, além de qual usar em qual instante, mas é realmente fascinante. num mundo paralelo, acho que eu sou linguista. mas nesse, eu sou bem atrapalhada com gramatica.
isso já aconteceu com vc? passou a vida inteira sem pensar duas vezes em algo e de repente descobre que vc tem interesse naquilo?
isso acontece muito comigo. aconteceu com o escrito também. tinha mais de 30 anos quando decidi que queria ser escritora.
na vdd, não foi decidir ou querer. percebi que eu era escritora, só não estava vivendo aquilo.
INÚMERAS vezes nos últimos 15 anos, desde aquele insight que eu era escritora, tenho pensado: droga. pq eu não percebi isso antes?
meus 20s, os anos formativos, quando a gente se estabelece numa carreira, cria os contatos, fortalece o network, destaca na área…eu tava fazendo tudo menos ser escritora (professora de história, bibliotecária, voluntária, orientadora socioeducativa, missionária leiga).
INÚMERAS vezes nos últimos 15 anos, tenho pensado que não vou conseguir.
essa semana recebi notícias que um dos meus contos foi aceito numa revista que tem uma taxa de aceitação de 25%. gosto muito dessa revista. mandei meu conto para lá com o desejo de ser publicado lá. também recebi uma rejeição de um outro texto de uma revista com a taxa de aceitação de 1%. dá a sensação que só sirvo para o mediocre (a revista que me aceitou não é mediocre, mas sou dramática).
no último ano, acumulei 73 rejeições e 7 aceitações. minha taxa de publicação é menos de 10%. me dedico tempo integral para ser a melhor escritora que eu consigo ser.
INÚMERAS vezes nos últimos 15 anos, pensei too little, too late. muito pouco, muito tarde.
sei que não é uma mentalidade ideal.
a vida já é tão difícil (na última semana….mulher de 42 anos com a medida protetiva negada foi assasinada pelo ex-marido, cientistas que desmentirem que vermes causam diabetes são condenados, queimadas criminosas, mulheres atacadas por “maníaco", e mais e mais e mais), eu não preciso aumentar o sofrimento individual/estadual/nacional com meu pessimismo. pelo amor.
mas sou pessimista. presto mais atenção nas derrotas do que nas conquistas tenho certeza que é tardia demais para eu ter sucessos como escritora e/ou artista.
mas…mesmo assim…eu continuo. fazer o que? como uma vírgula é uma vírgula, independente de quantas pessoas valorizam and gostam de vírgula, eu sou uma escritora e artista. independente de publicações e “sucesso".
é muito pouco, muito tarde para o que poderia ter sido. é suficiente para o que é.
nada super animador ou revolucionário. e tudo bem. me aceitar para quem eu sou, o que eu consigo, é suficiente para mim. hoje pelo menos.
espero que seja suficiente para vc também. para pelo menos hoje.
bjs,
m


Parabens filja querida por te conseguido mais uma publicacao!
Muito legal!
Como dizem, o importante e' a jornada ...